sala VIP

quarta-feira, 10 de março de 2010

vida de professor



Em Floriano (PI), quando eu pedi demissão do meu primeiro emprego numa indústria química farmacêutica, dediquei-me, exclusivamente, a ministrar aulas no SESC – Serviço Social do Comércio e na UESPI – Universidade Estadual do Piauí.
Na mesma velocidade de fuxicos, a minha imagem de professor capacitado tramitou nos corredores dos colégios de Floriano (PI) e, portanto, o Colégio Sobral Neto convidou-me para ministrar aulas de química básica. No final da primeira semana de trabalho, a diretora convocou-me, com urgência, a comparecer na sua sala, pois queria conversar comigo. Fiquei meio intrigado e, muito curioso, desloquei-me para a sala da mulher. Quando adentrei na sala, ela, a diretora, olhou-me dos cabelos ao dedão do pé e, fazendo uma cara de desconfiança, disse-me, de boca cheia:
- Professor, soube que você está ministrando aulas de sandálias. Aqui, no Sobral Neto, só um professor ministrou aulas de sandálias. Esse professor foi o Luna, mas era o Luna! O Luna é engenheiro!
Apenas, como um boneco de vitrine, esfriei o olhar e, calmamente, deixei-o descansando sobre a face dela. Ela falava com tanta ênfase do Luna que eu já estava me sentindo um chupa prego qualquer sem qualificação. Quando ela parou de tagarelar, então, com a paciência que me é peculiar nesses momentos, defendi-me:
- Professora, por incrível que pareça, eu também sou engenheiro, e, como tal, cursei o ensino fundamental, o ensino médio e, evidentemente, o superior, no entanto nunca me ensinaram que a inteligência ficava nos pés, mas no cérebro.
Amargamente, ela fechou a expressão facial e, fulminando-me com os olhos, engoliu em seco. Não disse mais nada. Levantei-me e, lentamente arrastando a minha confortável sandália de borracha, ganhei o corredor.
Nunca mais fui chamado à diretoria.

2 comentários:

JAIR FEITOSA disse...

E do andar arrastado, ela não falou nada?

Jair.

Unknown disse...

10 para as sandálias e teus passos decididos a ser o que é!

Beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...